Sítio Oficial do Festival Junta-te ao Jazz, Benfica


1 de Maio

Quarteto Paulo Pimentel
16 horas




Este projecto começou a formar-se  em 2007 e caracteriza-se pela originalidade das músicas,da autoria do pianista ,afinador e técnico de pianos Paulo Pimentel.
Tudo começou numa brincadeira entre amigos, até que as músicas começaram a surgir, muitas vezes nos próprios ensaios,passando a tomar forma em diversos estilos,onde a improvisação está sempre presente.
O quarteto é composto pelos seguintes músicos :

Formação:
Piano - Paulo Pimentel
Saxofone – José Amaral
Contrabaixo – Pedro Pinto
Bateria – António Vasconcelos Dias 







Filipe Melo Trio
21 horas








O trio de Filipe Melo existe desde 2005 .

Nascido em Lisboa e criado em Benfica (na rua do Califa), Filipe Melo optou por se dedicar ao piano, interessando-se desde cedo pelo jazz e pela improvisação. Desde então, a sua vida centra-se na música e no cinema, tendo tocado com inúmeros músicos de diferentes áreas. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston, onde foi bolseiro e se graduou Summa com Laude. Foi vencedor do prémio Villas-Boas da Camara de Cascais e do prémio revelação do site JazzPortugal.
É também professor, arranjador e orquestrador, tendo trabalhado ou tocado com músicos e grupos como Peter Bernstein, Camané, Carlos do Carmo, GNR, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre muitos outros. Conta com mais de 12 discos gravados, entre trabalhos como líder e colaborações.
Actualmente, é membro da direcção do Hotclube de Portugal. Lecciona na Universidade de Évora, na Universidade Lusíada e na Escola Superior de Música de Lisboa, e frequenta um mestrado com o orientador Mário Laginha. Ensinou ainda cinema e argumento na ETIC e deu várias palestras sobre escrita de guião (Festival de Cinema de Évora, etc.). Foi júri em diversos festivais de cinema, como Fantasporto, Espoo Ciné International Film Festival, (Finlândia) Shortcutz Lisboa, FEST, etc.

Para este concerto apresenta-se em trio com dois veteranos: 
Demian Cabaud no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria.

www.filipemelo.net







Trio Massimo Cavalli
22:30 horas




O Trio nasce de vontade do baixista e compositor italiano Massimo Cavalli de dar voz aos arranjos e temas originais escritos no decorrer dos seus últimos 15 anos de carreira. Por isso a escolha dos parceiros que o acompanham nesta viagem foi cuidadosa, síntese de uma cumplicidade musical que se consolidou no curso de colaborações em vários projectos. As sonoridades aqui apresentadas são a visão de uma viagem entre timbres de instrumentos com sonoridades e características longínquas que criam uma combinação interessante de sons e texturas.

Formação:
Massimo Cavalli: Contrabaixo e efeitos.

Guto Lucena: Saxofones e flauta.
João Cunha: Bateria