Sítio Oficial do Festival Junta-te ao Jazz, Benfica


29 de Abril

YEMANJAZZ
21 horas




O seu manifesto artístico, tal como o nome sugere, baseia-se numa linguagem bastante ligada ao mar e aos seus misteriosos habitantes... Sob o olhar atento das ondas que banham continentes afastados geograficamente, mas tão próximos ao nível das vibrações sonoras, das preces musicais, este projecto tenta misturar o máximo de cores e tonalidades, assumindo a ambição de unir a música a si mesma. Assim, Yemanjazz submerge ao encontro de novos vortex espacio-temporais do universo musical, dificultando por isso uma qualquer definição estilística.

Tudo isto resulta numa sonoridade interpretada como uma crioulização musical e poética, através da criação de
composições e arranjos originais, que atravessam batucadas Cabo-verdianas, Mandinga afro cubano, Samba brasileiro, secções de sopros Pós-bop, entre toda uma parafernália rítmica e linguística de origens tão díspares e tão comuns. A variedade de nacionalidades na presente formação enriquece ainda mais estas Vectorizações Musicais Globais...

Formação:
guitarrra & piano & voz & didgeridoo & fllauta – Pedro Castanheira (PT); 
baixo eléctrico – Pietro Casella (PT/IT); 
contrabaixo – Afonso Castanheira (PT); 
saxofone alto&percussão – Peter Bastiaan (NL);
saxofone tenor – Francisco Andrade (PT/VN); 
trompete– Ricardo Pinto (PT); 
trompete– Alexandre Andrade (PT/VN);
trombone – Eduardo Lála (PT); 
bateria– Nuno Pessoa (PT); 
percussão – Jorge Gonzalez (CUB).



Miguel Amado Group 
22:30 horas

“This is Home”






Depois de um primeiro CD em 2004 em nome próprio, o baixista Miguel Amado lançou recentemente pela editora de jazz TOAP, o CD "This is Home". Neste disco onde conta com a participação de alguns dos melhores músicos do jazz nacional, o grupo interpreta na sua grande maioria, originais compostos pelo próprio Amado. É este novo repertório que é agora apresentado ao vivo, em quinteto, depois de no CD podermos ouvir várias diferentes formações, que conferem a cada tema uma identidade própria.  Esta vertente de líder e compositor, complementa as suas participações como "sideman" em vários e diversificados projectos da musica portuguesa, onde se destacam colaborações regulares com UNderpressure, Spill, LUME, Ficções, Pedro Madaleno Trio, entre muitos outros.





Formação:

Miguel Amado - baixo
João Moreira - trompete
André Fernandes - guitarra
Ruben Alves - piano / fender rhodes
Vicky - bateria


www.miguelamado.com
www.myspace.com/miguelamado